Biomass
A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno. Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.
Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, MADEIRA, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.
A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.

Embora grande parte do planeta esteja desprovida de florestas, a quantidade de biomassa existente na terra é da ordem de dois trilhões de toneladas; o que significa cerca de 400 toneladas per capita

Uma das principais vantagens da biomassa é que, embora de eficiência reduzida, seu aproveitamento pode ser feito diretamente, por intermédio da combustão em fornos, caldeiras etc. Para aumentar a eficiência do processo e reduzir impactos socioambientais, tem-se desenvolvido e aperfeiçoado tecnologias de conversão mais eficientes, como a gaseificação e a pirólise, também sendo comum a co-geração em sistemas que utilizam a biomassa como fonte energética.

A médio e longo prazo, a exaustão de fontes não-renováveis e as pressões ambientalistas poderão acarretar maior aproveitamento energético da biomassa. Atualmente, a biomassa vem sendo cada vez mais utilizada na geração de eletricidade, principalmente em sistemas de co-geração e no suprimento de eletricidade para demandas isoladas da rede elétrica.

Visando esse mercado e sendo uma empresa ligada ao setor madeireiro, a Incomatti vem presenciando ao longo dos anos o tamanho disperdicio de biomassa no Brasil e no mundo, principalmente os residuos florestais, como fonte primaria de energia . Com essa visao, a Incomatti atraves de suas coligadas, passa em 2012 a trabalhar com essa fonte de energia, com um plano audacioso , atraves de Joint Ventures , aquisicoes , implantacoes de unidades produtivas e um grupo selecto de profissionais altamente capacitados , qualificados e com varios anos de experiencia no mercado de biomassa e energia, se tornar uma das maiores empresas do setor.

No principio estaremos nos focando principalmente em produtos como pellets de madeira, PKS (Palm Kernel Shell) e cavaco de madeira, produzido de Norte a Sul do Brasil e em paises como Estados Unidos, Canada, Ghana, Nigeria, Camaroes, Vietnam, Cambodia, Indonesia, Malasia e outros.

O pellet e uma fonte de energia renovavel, e um combustivel solido de granulado de residuos de madeira prensado proveniente de desperdicios de madeira, a compactacao do material e garantida pela lignina que esta contida na madeira e permite a producao do pellet o sem o uso de colas ou abrasivos, sua principal utilizacao e para aquecimento de ambientes comerciais , residencias e tambem e utlizado na geracao de energia em plantas industriais.

O pellet de madeira ou mais conhecido como wood pellets e um combustivel solido mais limpo, a combustacao e muito mais eficiente gerando muito menos fumaca do que a lenha normal e menos residuos, isso devido ao baixo teor de humidade, geralmente entre 6 e 8% e os pellets de madeira , por serem menores, utilizam muito menos espaco de armazenamento e transporte.

Diante de um mercado global tao promissor e visando sua resposabilidade socio-ambiental, a Incomatti nao poderia ficar de fora e por isso decidiu investir em Biomassa, atraves principalmente de plantas no Brasil, Estados Unidos e Canada, como principal destino empresas na Europa e no mercado local brasileiro em amplo crescimento. Atraves de parcerias estrategicas na Austria, Alemanha, Italia, Estados Unidos, China e Canada, a Incomatti pretende ser uma das principais empresas do setor.
Galeria de Fotos
Incomatti Madeiras - todos os direitos reservados